quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Joseph Cornell

Joseph Cornell não foi um escultor, desenhista, ou um pintor. Este artista de renome internacional moderna nunca teve formação profissional. Foi o primeiro e acima de tudo um colecionador. Ele gostava de vasculhar livrarias antigas de Nova York à procura de lembranças, recordações teatral, estampas antigas e fotografias, partituras musicais e literatura francesas.
Joseph Cornell nasceu na véspera de Natal 1903. Ele era o mais velho dos quatro filhos de Helen e Joseph Cornell. Ele tinha duas irmãs, Betty e Helen, e um irmão, Robert.
Cornell cresceu em uma casa grande em Nyack, Nova York, uma cidade pitoresca vitoriana no rio Hudson. Pais de Cornell compartilhados seu amor pela música, ballet, literatura e com seus filhos. Noites foram gastos em torno do piano, ou ouvir música na vitrola da família. Viagens a Nova York significava mostra vaudeville em Times Square ou atos mágicos no Hipódromo. Seu pai muitas vezes retornou de seu emprego em Manhattan com a música nova folha, encantos de prata, ou um bolso cheio de doces. Mas a infância Cornell não foi sem tristeza. Seu irmão, nascido com paralisia cerebral, estava confinado a uma cadeira de rodas. Joseph, que era extremamente ligado a Robert, tornou-se seu guardião principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário