Pintura Matérica
O material de pintura é uma tendência pictórica dentro da informalidade da Europa após a Segunda Guerra Mundial . É desenvolvido a partir do final de quarenta e início dos cinquenta . Considera-se que surgiu na França , com o trabalho de Fautrier e Dubuffet . Além da Art brut de Dubuffet, pode ser considerado como a pintura de material spatialism de Fontana . França, Itália e Espanha , então, são os países mais amplamente cultivada nesta pintura material.
A sua principal característica é ser abstrata, é feita com vários materiais para a caixa tradicional, incluindo areia , estopa, sucata , trapos, madeira , serragem , vidro ou gesso . Além de adicionar estes materiais não tradicionais, os artistas atuam sobre a obra destruída em parte por cortes, furos ou rasgos. A cor é variada. A diferença de composição entre as disciplinas e áreas de não importa.
Houve artistas anteriores que introduziram elementos estranhos na tela para pintar, como o dadaístas e "objets trouvés" , ou o cubistas e suas colagens em que os pacotes introduzidos rapé ou desfiado jornal . Depois de artistas do expressionismo abstrato recuperou a ideia de introduzir no tecido de objetos do quotidiano.
Alguns Artistas que têm uma tendência matérica são:
- Antoni Tàpies , com seus aditamentos de areia e ligantes na tinta, causando rachaduras e arranhões na imagem em si;
- Giuseppe Bertini
- Joseph Beuys introduziu objetos a sua obra encontra, criando pictórico-plástico de trabalho;
- Alberto Burri , usado estopa queimados e destruídos, juntamente com áreas coloridas;
- Jean Dubuffet
- Jean Fautrier
- Lucio Fontana
- Zoltan Kemeny
- Milhares Manolo
- Toti Scialoja
- Malice Luigi
- Josep Guix
Sem comentários:
Enviar um comentário