terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O design

Design

Objetivos do Design Industrial
O Design é uma atividade cujo objetivo é estabelecer qualidades multi-facetadas de objetos, serviços e seus sistemas em ciclos de vida completos. Portanto, design é o fator central da humanização inovadora das tecnologias e um fator crucial de intercâmbio cultural e econômico.

Competências da área do Design Industrial
O Design procura descobrir and estabelecer relações estruturais, organizacionais, funcionais, expressivas e econômicas, com o objetivo de:
  • enfatizar a sustentabilidade global e a proteção ambiental (ética global)
  • dar benefícios e liberdade para a inteira comunidade humana, individual e coletiva, usuários finais, produtores e protagonistas de mercado (ética social)
  • dar suporte à diversidade cultural, independentemente da globalização mundial(ética cultural)
  • gerar produtos, serviços e sistemas, cujas formas sejam expressivas e coerentes com sua própria complexidade.
  • dar atenção aos produtos, serviços e sistemas concebidos com as ferramentas, organizações e com a lógica introduzida pela industrialização - não apenas quando produzidos por processos em série. O adjetivo “industrial” acrescentado ao design, deve estar relacionado ao termo “indústria” ou ao seu significado como setor de produção ou, na sua acepção mais antiga, à “atividade industrial”.
Assim, o design é uma atividade envolvendo uma ampla faixa de profissões, das quais produtos, serviços, comunicações gráficas, decoração e arquitetura fazem parte. Juntas, essas atividades deveriam elevar, de um modo harmônico e orquestrado com outras profissões, o valor da vida.



Mais Design...

 Designdesenho industrial  ou desenho ou modelo  é a configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Essa é uma atividade técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design é projeto.

design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produtodesign visualdesign de moda e o design de interiores.Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da Internet, entre outros.
A palavra design pode ser considerada um estrangeirismo, por ter sido apropriada do inglês. Por essa razão, utiliza-se muitas vezes expressões como desenho industrial

Design- wikipédia.com

Cópia e recriação de design de objecto

Abre-caricas. Comecei por desenhar o objecto com esboços mais espontâneos e expressivos e de seguida com as medidas correctas e tudo simétrico como o objecto real. Após este processo comecei a estudar melhores opções de utilidade ou de funcionamento para este objecto. Ora neste objecto é necessário um movimento do pulso para a frente enquanto que a mão fica para baixo quase perpendicular ao pulso o que na minha opinião é incómodo. Por isso desenhei no objecto um cilindro aberto por dentro que permite à pessoa encostar a palma da mão e envolver os dedos (se quiser) e apenas com um movimento de empurrar  o objecto para a frente e ligeiramente para cima ele cumpre a sua função, abrir caricas. 




 apenas com o empurrar o objecto cumpre a sua função












 os esboços






O objecto.. (abre-caricas)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Objectos incongruentes realizados

 Besta com coçador de costas

 Mata moscas sem a rede interior



Sapato forrado com um velho tapete com um aspecto confortável mas que a sola é arame


 Coca-Cola spray


Chave de emergência (chave e fechadura não compatíveis


Bengala em que a base/pé é uma torneira

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

S U RR E A L I S M O

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris nos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional.

Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.

A palavra surrealismo supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, considerada uma precursora do movimento.

Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924). Além de Breton, seus representantes mais conhecidos são Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.

As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Entre muitas de suas metodologias estão a colagem e a escrita automática. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

No manifesto e nos textos escritos posteriores, os surrealistas rejeitam a chamada ditadura da razão e valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra. Humor, sonho e a contralógica são recursos a serem utilizados para libertar o homem da existência utilitária. Segundo esta nova ordem, as ideias de bom gosto e decoro devem ser subvertidas.

A escrita automática procura buscar o impulso criativo artístico através do acaso e do fluxo de consciência despejado sobre a obra. Procura-se escrever no momento, sem planejamento, de preferência como uma atividade coletiva que vai se completando. Uma pessoa escreve algo num papel e outro completa, mas não de maneira lógica, passando a outro que dá sequência.

Para mais informações

http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo
http://www.surrealismoportugal.com/
http://www.huntfor.com/arthistory/C20th/surrealism.htm

domingo, 11 de dezembro de 2011







Memória Descritiva

No âmbito da disciplina de Oficina das Artes realizei uma assemblage. O conceito que escolhi foi a inspiração.
Para representar esse conceito coloquei numa gaveta (símbolo de interioridade) uma torneira, uma fechadura e palavras tiradas de jornais e revistas.
 Ao vermos a gaveta de frente, as palavras parecem sair da torneira mas estão coladas ao fundo.
A torneira simboliza uma fonte de inspiração e essa” fonte” está relacionada com as frases/palavras soltas que lidas de seguida transmitem a minha opinião. Esta é: podemos estar cheios de ideias mas estas não são nada sem as pormos em prática. É preciso fazer! Quanto mais fizermos mais inspiração teremos. Não podemos estar à espera de inspiração, esta só surge quando começarmos a fazer.
 Toda a gaveta é importante incluindo o seu exterior. No exterior optei por não fazer nada com a intenção de transmitir a ideia de que o que importa é o interior, tal como nos seres humanos.
Todo o conteúdo e ideia transmitidos na gaveta são a “chave” para um “estilo de vida melhor”, “fórmula para o sucesso”, a chave da fechadura que está na gaveta.

André Vieira 12ºH